Introdução

O estudo da Teoria da Computação preocupa-se com a capacidade do computador independente dos fatores técnicos, como a linguagem de programação e o hardware utilizados, portanto, analisa a solubilidade de problemas. Ainda, na impossibilidade de encontrar soluções, procura por respostas sub-ótimas para estes problemas.

Embora o grande objetivo seja compreender os limites da computação, existem muitas aplicações de conceitos de Teoria da Computação como modelar um pedaço de hardware, modelar uma comunicação, descrever padrões, descrever o que é válido em uma linguagem, etc.

Nesse contexto, determinar a complexidade e a solubilidade de problemas é vital para empregar os recursos necessários para resolvê-los, se for possível.

Um autômato é uma máquina (ou modelo computacional) projetada para seguir automaticamente uma sequência predeterminada de operações ou para responder a instruções codificadas. Enquanto um computador é uma máquina real que realiza computações, um modelo computacional é uma máquina abstrata, simplificada e sob controle.

As máquinas de estados são modelos simples de computadores utilizados em muitas aplicações (como sistemas embarcados simples) que reagem às entradas conhecidas, que conhecem sua especificação (ou seja, como funcionam) e que conhecem seu estado atual nesta especificação. Para compreendê-las, é importante entender os seguintes conceitos:

  • Alfabeto: Conjunto de símbolos que podem ser utilizados como entrada da máquina abstrata.
  • Cadeia: Também chamada de palavra, é uma concatenação finita de símbolos do alfabeto em uso.
  • Linguagem: Conjunto de todas as cadeias do alfabeto em uso que levam à aceitação de um autômato.
  • Processar: Tratar os símbolos que compõem a cadeia de entrada, um a um e conforme a sequência em que estão escritos.
  • Estado: Representa a situação atual da máquina de estados, sendo a única porção importante de sua "história". O estado inicial é aquele em que a máquina começa o processamento da cadeia.
Edite esta página