Dificuldades Comuns

Uma lista de comentários sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos enquanto cursam a disciplina.

Dificuldade Prévia

Assim como em Cálculo, um base fraca de matemática básica pode vir a prejudicar seu desempenho em Álgebra Linear. Em especial, é recomendado revisar a parte de Matrizes e Sistemas Lineares vistas no Ensino Médio. As disciplinas de FMCC1 e FMCC2 podem ajudar a sanar quaisquer dificuldades prévias existentes, portanto é recomendado que se aproveite ao máximo as oportunidades de revisão dadas por tais disciplinas.

Nível de Abstração

Alguns conteúdos de Álgebra Linear são um tanto abstratos, uma vez que os espaços lineares que serão lidados nem sempre são o R² e o R³ (ou seja, o plano e o espaço vistos em Álgebra Vetorial). Portanto, algumas pessoas ao tentarem visualizar certos espaços vetoriais podem acabar se confundido e se perdendo no conteúdo. Assim, é recomendando não tentar ficar visualizando os espaços e apenas entender que o conteúdo se aplica aquele espaço vetorial, mesmo que você não consiga vê-lo.

Acumular dúvidas

Os conteúdos de Álgebra Linear são extremamentes dependentes uns dos outros, conforme a disciplina vai avançando. Assim, o não entendimento de um conteúdo, pode se tornar um grande problema no futuro da disciplina, e mesmo uma bola de neve de não aprendizado. Dessa forma, procure sempre tirar todas as suas dúvidas e entender ao máximo cada assunto.

Edite esta página