Dificuldades Comuns

Uma lista de comentários sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos enquanto cursam a disciplina.

Organização

Uma das principais dificuldades enfrentadas por alunos que cursam a disciplina é a questão da quantidade de conceitos, absorvê-los e colocá-los em prática. No início, em alguns casos, se torna um pouco difícil, principalmente pela gama conceitual e a facilidade de confusão entre definições semelhantes. Por isso, é importante que o aluno organize o seu tempo para estudar bem cada conceito com antecedência e não deixar de fazer os exercícios e implementações. Fazendo isso será possível absorver bem o que a disciplina oferece e enxergar as suas deficiências sobre cada assunto, lembrando que, assim que forem identificadas, procure o(s) monitore(s) e/ou a professora.

Tempo

Os mini testes individuais (MTI) ou em grupo (MTG) são aplicados antes ou após a ministração da aula, não possuem um padrão de quantidade de questões e a professora define o tempo para a sua realização, normalmente ficando em torno de 15 à 40 minutos, o que torna ainda mais importante a prática e firmeza no assunto.

Ferramentas

Dificuldades de cada ferramenta que a disciplina faz uso:

  • yEd

    • Não há grandes dificuldades com o uso do yEd pois ele é mais utilizado para a construção visual de grafos e conceitos.
  • API JgraphT

    • Na maioria dos casos, os alunos sentem mais dificuldades com a API JgraphT, usada para auxiliar na manipulação e resolução de problemas envolvendo grafos. É uma biblioteca que possui uma boa documentação, porém, não há grande disponibilidade de tutoriais e materiais de fácil acesso, por isso é muito importante que o aluno use todos os materiais disponibilizados e também o repositório da disciplina como fonte de consulta.
    • Inicialmente, há dificuldades para instalar as dependências da JgraphT junto ao repositório da disciplina, mas o aluno não deve se preocupar, pois a própria professora disponibiliza um tutorial para explicar como proceder.
  • Neo4J e a linguagem Cypher

    • Embora Neo4J e Cypher sejam ótimas ferramentas, possuem certa dificuldade de utilização, por causa da escassez de materiais disponíveis na internet. Recomenda-se então que você siga o material da disciplina com o auxílio de algumas informações no site do Neo4J e procure informações com os monitores, caso precisar.
Edite esta página