1ª Prova

  • Disciplina: Estatística Aplicada
  • Período: 2019.1

Aviso!

As questões apresentadas a seguir são descrições baseadas em relatos de um ou mais alunos que fizeram tal avaliação. Logo, não há garantia de que os enunciados sejam iguais aos originais, tampouco que estejam livres de erros. Esteja ciente dessas considerações ao utilizar esse material!

Questões

Questão 1

Para você, o que é Estatística? Quais são os principais objetivos de uma análise estatística? Dê um exemplo.

Questão 2

Suponha que, numa eleição para reitor de uma universidade, existam 7248 alunos, 1343 professores e 821 servidores técnico-administrativos.

a) Se numa pesquisa por amostragem tem-se o interesse em estimar a proporção de "eleitores" que pretendem votar num candidato A, qual deve ser o tamanho amostral se o erro máximo admissível é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos?

b) Que tipo de técnica de amostragem você sugere para essa pesquisa? Justifique e diga qual o número mínimo de eleitores que deve ser selecionado dos determinados grupos, caso existam.

Questão 3

A demanda por água de uma certa cidade alcançou um alto valor de, aproximadamente, 442 milhões de galões por dia. O consumo de água no verão é distribuído normalmente, com uma média de 310 galões por família em um dia e um desvio-padrão de 45 mil galões por família/dia. Os reservatórios da cidade têm uma capacidade combinada de armazenagem de, aproximadamente, 350 milhões de galões por dia.

a) Se na cidade existem 1 milhão de famílias, qual é a probabilidade de que, num certo dia, a capacidade de armazenagem seja ultrapassada causando um caos?

b) Que capacidade de armazenagem é necessária para que a cidade tenha apenas 0,5% de probabilidade de excedê-la?

Questão 4

Num estudo, sabe-se de pesquisas anteriores que cerca de 80% dos usuários preferem a marca A de computador. Se uma nova pesquisa precisa ser realizada:

a) Qual deve ser o tamanho da amostra uma vez que deseja-se 95% de confiança com um erro máximo de 2%?

b) Qual a probabilidade de se observar mais de 90% de usuários preferindo a marca A caso a pesquisa seja realizada com 61 pessoas?

Edite esta página