Dificuldades Comuns

Uma lista de comentários sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos enquanto cursam a disciplina.

Debugar

A depuração pode ser uma parte complicada no processo de desenvolvimento. Pergunte aos professores como utilizar a ferramenta de Debug do Eclipse e sempre pesquise sobre os erros que aparecem no console. Em pouco tempo você irá decorá-los e saber exatamente o que está acontecendo e como consertar esses erros.

Conceituar objetos

Enquanto estudante de Programação 2, você irá trabalhar com uma linguagem Orientada a Objetos. De início o conceito de um objeto na linguagem pode parecer meio obscuro e difícil de ser entendido, mas não se intimide, conforme os exercícios forem sendo apesentados o conceito se tornará cada vez mais claro. Procure por meios alternativos que complementem este assunto como livros (existe uma grande quantidade de livros sobre Java) e videoaulas.

Github

Você será apresentado a uma ferramenta chamada Github, que se apresenta como uma ótima solução para que você guarde seu código e possa resgata-lo a partir de outro computador, pessoal ou não. De início pode parecer algo complicado e que não apresenta tantas vantagens, entretando o Github é uma ferramente poderosissima que irá lhe ajudar a manter seu código seguro, visto que ele armazenará diferentes versões do mesmo, permitindo assim que você retorne a códigos antigos caso algum erro seja cometido no atual.

Java

O Java como um todo é uma linguagem densa e com muitos conceitos, portanto, não se intimide caso suas primeiras notas estejam abaixo da média, pois com o decorrer do semestre e com muita prática sua capacidade de programação se tornará muito mais competente e as dificuldades impostas no Java serão vencidas com certeza. Então, paciência, aos poucos você irá evoluir na cadeira!!

Edite esta página