Visão Geral e Dicas

Informações que irão auxiliá-lo a cursar bem a disciplina e a compreender sua importância para o curso.

Ementa

  • Conceitos básicos de linguagens de programação
  • Algoritmos
  • Noções básicas de programação
  • Resolução de problemas
  • Tipos de dados
  • Entrada e Saída
  • Decisões
  • Laços
  • Funções
  • Noções de estruturas de dados
  • Técnicas básicas de boa programação
  • Tratamento de erros
  • Testes

Visão Geral

Em Programação 1 você irá aprender conceitos básicos de programação. Ao fim da disciplina, você saberá usar estruturas de condição, de repetição e algumas estruturas de dados.

A cadeira é dividida em 10 unidades, se você concluir pelo menos 7 unidades, você paga a cadeira.

As 10 unidades consistem em:

  1. Conceitos elementares de programação
  2. Escrevendo programas simples
  3. Condições (if, elif e else)
  4. For (Laços Definidos)
  5. While (Laços Indefinidos)
  6. Funções
  7. Arrays
  8. Listas
  9. Matrizes (No formato de Lista de Listas)
  10. Dicionário

Dicas

  • A cada semana, resolva as questões do TST da sua unidade atual e da posterior a ela. As questões do TST são muito semelhantes às das provas.
  • Às vezes, tentar entender a questão no papel ao invés de ir diretamente escrever o código pode economizar tempo e facilitar a compreensão.
  • Além das questões do TST, existem as do URI, um site onde mais de 200 questões para iniciantes podem ser encontradas, elas irão reforçar seu aprendizado e melhorar sua interpretação de problemas. Porém, é importante que as questões do TST sejão seu foco.
  • Preste sempre atenção no tempo durante os minitestes práticos, nem sempre vale a pena abrir mesmo que em uma unidade facil uma nova questão e arriscar perder alguns pontos por não dar tempo.
  • Sempre procure outras formas de aprender fora da sala de aula, procure alguma coisa que goste de fazer, um projeto, como um jogo, uma página web de um conteúdo algo que gosta, todo contato com a lógica de programar é bom.
Edite esta página